top of page

Para quem gosta de ler e ouvir música:

Shelter (Piano Version)
Vexento - Voyage
Mike Inel - Twins Forever

Um corpo doente

  • Foto do escritor: W. Cunha
    W. Cunha
  • 31 de jul.
  • 4 min de leitura

Olá, caro leitor! Espero que a graça de Deus tenha te alcançado em mais um dia. Gostaria de compartilhar um pouco sobre uma doença na nossa alma, algo que nos incomoda diariamente. Uma doença que precisamos cuidar para não se espalhar pelo nosso corpo. O câncer da alma, que pode afetar o nosso pensar, sentir, falar e agir. Estou aqui para falar sobre o pecado. A doença que nos afasta de Deus. A pedra no sapato que atrapalha a nossa caminhada. A tesoura que cortou nossos laços com Deus. A enfermidade que nos deixa de cama quando é dia de ir ao culto. Se a cruz está manchada de sangue santo, é por causa desse verme que rasteja pela sociedade, buscando destruir vidas e relacionamentos.

Gostaria de mostrar como Deus agiu e age em relação ao nosso pecado e o Seu amor por nós, para isso, vamos caminhar pelo primeiro capítulo do livro de Isaías. Peço por gentileza, que você acompanhe essa leitura com a sua Bíblia aberta, assim podemos compreender mais claramente a obra de Deus em nossas vidas:


Um diagnóstico

Isaías 1:1-9

Deus, o Senhor dos exércitos, está aqui entregando ao povo o diagnóstico de uma enfermidade, o pecado. Há um mal que busca nos infectar, e somos alertados desde Gênesis. O pecado é a doença mais contagiosa, e Deus quer nos mostrar isso. Thomas Watson diz que o pecado é primeiramente agradável e finalmente trágico. Nada de bom pode vir do pecado; dele ouve-se gritos de desespero, vê-se o caos.


O pecado abate! O pecado abate os pilares das famílias (1Samuel 2:29,31-32). O pecado abate um reino (1Samuel 15:19,28). O pecado abate as bases da igreja e do Estado (Oséias 13:1). Se uma igreja ou um governo, sendo reconhecidos por sua excelência, pecarem, todo o seu reconhecimento e força se tornarão em nada (Deuteronômio 28:43).


Uma descrição

Isaías 1:10-17

Aqui, o Senhor, passa a descrever as causas que levaram o povo de Deus à uma enfermidade terrível. Podemos observar os principais pecados de Israel, e refletirmos sobre qual caminho estamos levando. No Salmo 106, Davi passa a descrever os pecados do povo de Deus, e eles são:


• O seu esquecimento de Deus (v.13): os nossos pecados e as bondades de Deus escapam rapidamente da nossa memória;


• A sua cobiça desenfreada (v.14): muitas vezes cansamos da provisão divina, e exigimos que o próprio Deus satisfaça os nossos desejos;


• A sua idolatria (v.19): Nosso coração é tão corruptível, que não percebe que substituiu a divindade por pó. A Bíblia chama aos ídolos de vergonha (Oséias 9:10);


• A sua infidelidade (vv. 24-25): Somos inconstantes, deixamos de crer que Deus seja capaz de cumprir Suas promessas; e quando a fé decai, a murmuração se eleva.


Após nos dar um diagnóstico, o Senhor explica onde, como e quando erramos. Estamos falando de uma enfermidade profunda e infecciosa, uma atadura não vai resolver, é necessário um tratamento. Mencionei os pecados mais comuns do povo daquela época; centenas de anos de tratamentos e quedas. E nós? Onde estamos falhando? Persistimos no erro? Será que já não passou do tempo de se tratar? Devemos ser mais sábios do que aqueles que erraram no passado (Salmo 106:6).


A cura

Isaías 1:18-20

O pecado exige sangue. O pecado leva a morte. Há uma dívida a ser paga. O pecado não pede sangue, ele toma! Ele impõe! Ele luta pela nossa morte! Porém, Deus nos conforta com um dos convites mais lindos já escritos nas Escrituras: “O Senhor diz: “Venham, pois, e vamos discutir a questão. Ainda que os pecados de vocês sejam como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, eles se tornarão como a lã” (Isaías 1:18). Deus sabe qual é a solução. Há uma única forma de tratamento. Antes da enfermidade se espalhar, Ele já tinha a cura. Deus quer ver a questão da sua vida com você.


Uma graça

Isaías 1:21-31

— Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16


Deus sabe que o pecado exige sangue, portanto, entregou Seu Filho, Jesus Cristo, Aquele que não esperou a humanidade pagar sua dívida, mas deu o primeiro passo por amor a cada um de nós. Quando o pecado levava a humanidade para a perdição, Deus não se recusou em nos salvar. Somente Deus poderia intervir, e assim o fez, enquanto ainda éramos Seus inimigos.


O pecado corrompe tudo que toca! O pecado tem atrapalhado sua trajetória? Vá até Jesus! O pecado tem destruído seus relacionamentos? Vá até Jesus! O pecado te deixa vazio? Vá até Jesus! O pecado tem te mantido em profunda tristeza? Vá até Jesus! O pecado está te levando para a morte? Vá até Jesus!


Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

João 14:6


Não apenas vá, mas se mantenha ao lado dAquele que venceu a morte. Jesus tem uma redenção maravilhosa para cada um de nós; para aquele que não crê, para aquele que crê, mas se perdeu, para aquele que não suporta mais, para aquele com seu ministério em queda. Não importa o caso, as circunstâncias, Jesus é a única solução. O pecado infecta tudo, mas Jesus é a cura!


Conclusão


Leitor, foram os nossos pecados que fizeram Jesus sofrer! As nossas transgressões colocaram o Cristo na cruz. Orgulho, vaidade, adultério, fornicação, ganância, gula, preguiça, idolatria, incredulidade, lascívia, inimizades, contendas, iras, inveja, ciúmes, homicídios. Foram os nossos pecados! Nosso coração adoece a cada ato pecaminoso. Precisamos de ajuda! Bendito seja o Senhor, pois, Ele sabe como consertar. Ele sabe como curar. Ele sabe como transformar. Afinal, Ele tomou o nosso lugar, morrendo a nossa morte e ressuscitou no terceiro dia. Ele soube como cumprir a justiça de Deus e ainda assim nos poupar. O que é impossível para Jesus?


Dou glória a Deus por cada palavra ministrada em meu coração.

ree

Comentários


Image by Kiwihug

O que achou do texto? Gostaria de baixa-lo?

  • Pinterest

©2020 por J. V. L. ALVES. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page