top of page

Para quem gosta de ler e ouvir música:

Shelter (Piano Version)
Vexento - Voyage
Mike Inel - Twins Forever

Uma mensagem necessária

  • Foto do escritor: W. Cunha
    W. Cunha
  • 30 de ago.
  • 6 min de leitura
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Filipenses 2:5-11


Leitor, lhe convido a observar um atributo poderoso da parte de Cristo, a humildade. A solução para muitos problemas da vida. O tijolo que edifica o Reino dos céus. A porta que nos dá acesso às bençãos de Deus. Um dos pilares de um ministério. Uma atitude que abençoa, tanto a nós quanto ao próximo. O caminho para o coração de Deus.

No dia a dia, há sempre a oportunidade de ser humilde, porém, da mesma forma, há oportunidade de ser orgulhoso, basta decidir para qual lado nosso coração vai se inclinar. Cristo abriu mão de tudo para se tornar nada. Será que somos capazes de fazer o mesmo? Temos o entendimento correto de como servir ao próximo? Vamos observar três pontos muito importantes sobre esse assunto.


O veneno da serpente


O orgulho é uma toxina letal, que se espalha pelo nosso corpo e nos consome. É do orgulho, por exemplo, que a vaidade e o ego surgem. O orgulho é competitivo! A cobiça faz você olhar para o bem do seu próximo e desejá-la; o orgulho faz você ter prazer em possuir mais que o seu próximo. A fonte de inimizade se chama orgulho. Foi o orgulho de Pedro que fez ele declarar que era mais fiel que os demais discípulos durante a santa Ceia, e no fim podemos ver qual a profundidade do buraco em que ele se enfiou. Foi o orgulho que manipulou os líderes religiosos, e no fim, crucificaram o próprio Deus.


O orgulho é conhecido como o pecado original. Foi pelo orgulho que o diabo se tornou o diabo. É o orgulho que abre as portas para os outros pecados. É o orgulho que nos encoraja a sermos independentes de Deus. É o orgulho que causa as divisões dentro do corpo de Cristo. É o orgulho que endurece nosso coração para a voz do Espírito Santo. O orgulho é o estado contrário a Deus. Pelo orgulho, negamos o senhorio de Cristo. Uma pessoa orgulhosa não pode conhecer a Deus (Lucas 18:9-14).


“Sempre que a nossa vida religiosa está nos fazendo pensar que somos bons - acima de tudo, que somos melhores do que os outros -, certamente estamos sendo influenciados não por Deus, mas pelo diabo”.

- C.S. Lewis


O exemplo a ser seguido


Vamos agora, observar a vida de Jesus Cristo. Gostaria de mostrar algumas passagens da Bíblia, e peço que você, caro leitor, atente-se pela forma que o próprio Cristo se refere a Ele mesmo em relação a Deus Pai:


João 5:19 (Palavra destacada pelo autor)

Então Jesus lhes disse: — Em verdade, em verdade lhes digo que o Filho nada pode fazer por si mesmo[...]

João 5:30 (Palavra destacada pelo autor)

— Eu nada posso fazer por mim mesmo; assim como ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.


João 5:41 (Palavra destacada pelo autor)

Eu não aceito glória que vem de pessoas;


João 6:38 (Palavra destacada pelo autor)

Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.


João 7:16 (Palavra destacada pelo autor)

Jesus lhes respondeu: — O meu ensino não é meu, mas daquele que me enviou.


João 7:28 (Palavra destacada pelo autor)

[...] Eu não vim porque eu, de mim mesmo, o quisesse, mas aquele que me enviou é verdadeiro, aquele a quem vocês não conhecem.


João 8:28 (Palavra destacada pelo autor)

Então Jesus disse: — Quando vocês levantarem o Filho do Homem, então saberão que Eu Sou e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou.


João 8:42 (Palavra destacada pelo autor)

Jesus disse: — Se Deus fosse, de fato, o pai de vocês, certamente me amariam, porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.


João 8:50 (Palavra destacada pelo autor)

Eu não procuro a minha própria glória; há quem a busque e julgue.


João 14:10 (Palavra destacada pelo autor)

Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu digo a vocês não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.


João 14:24 (Palavra destacada pelo autor)

Quem não me ama não guarda as minhas palavras. E a palavra que vocês estão ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.


Jesus Cristo, o Filho de Deus veio ao mundo para morrer pelos nossos pecados e assim, glorificar totalmente a Deus. Não buscou glória para si, antes, sentou com pecadores, acolheu leprosos, redimiu prostitutas, lavou os pés dos discípulos, se humilhou expondo sua natureza humana no Getsêmani e tomou a nossa cruz, visto que o método era o mais doloroso, humilhante e maldito da época. Tudo fez para a glória de Deus! Enquanto isso, buscamos ser melhores que o nosso próximo. Nossa motivação é possuir mais que os nossos conhecidos. Servimos na igreja buscando reconhecimento dos pastores. Os cargos viraram objetivo. A derrota do próximo se tornou prazer. Independência se tornou sinal de maturidade. Conhecer os textos bíblicos se tornou competição. Humildade virou algo desprezível. Servir ao próximo é visto como fraqueza. Pegamos o microfone pensando que merecemos estar alí. Buscamos justiça própria, pois entendemos que o nosso tribunal é superior ao tribunal do próprio Deus. É necessário seguir o exemplo de Jesus Cristo, caso contrário, o orgulho vai corroer nossa alma, assim como, a ferrugem corrói o metal.


Uma vida humilde


Convém que ele cresça e que eu diminua.

João 3:30


Um passo importante para expulsar o nosso orgulho é reconhecer a nossa posição diante de Deus: Somos pecadores, fracos, inclinados às paixões carnais, seres orgulhosos, uma criação rebelde, e ainda assim, pensamos que somos digno de algo. Se a humanidade merece algo, esse algo é o inferno. A igreja moderna usa o evangelho para satisfazer seu ego e cobiça. A sociedade quer destruir tudo que Deus fez. O casamento é considerado uma desgraça e o divórcio é motivo de comemoração. A santidade se tornou extremismo e a imoralidade sexual virou sinônimo de felicidade. A vida humana agora é questionável, pois se discute se vale ou não a pena matar bebês no ventre. Será realmente que merecemos algo de bom? Será que somos esses seres tão admiráveis e evoluídos? Quem nos alcança é Deus, se estamos salvos é por pura misericórdia. Ele nos amou quando ainda éramos pecadores (Romanos 5:8). Precisamos entender que éramos seres incapazes e incompletos, assim que Deus nos tirou da lama tudo mudou. Deus completa o vazio de nosso coração e nos capacita para trilhar a caminhada cristã. Pertencemos ao Senhor Jesus Cristo, somos Seus escravos. Não podemos viver de forma independente, precisamos deixar Deus ser Deus em nossas vidas.


“O segredo do qual toda a natureza e todas as criaturas e, sobretudo, todo filho de Deus devem ser a testemunha é este: nada são senão um vaso, um canal, através do qual o Deus vivo pode manifestar as riquezas de Sua sabedoria, poder e bondade”.

- Andrew Murray


Estamos nesse mundo para servir a Deus! Precisamos mostrar quem é o nosso Senhor. Se o Filho de Deus mostrou Seu amor através de Sua humildade, precisamos espalhar isso. A humildade destrói qualquer resquício de orgulho. A humildade é como um oceano de alegria e descanso. A humildade é a beleza da santidade. A humildade constrange. A humildade é a única escada para a honra no reino de Deus. Nossa única necessidade é a humildade. Entretanto, para ter essa vida, é necessário estar próximo de Deus. O esforço e a busca pela humildade não será eficaz se não houver a busca por Cristo e a nova vida que Ele tem a oferecer.


Gostaria de finalizar alertando que, o orgulho e o ego vagam pelas sombras da nossa alma, só esperando uma brecha. Darei ênfase que, Jesus está em um nível muito elevado. E declaro que, se o orgulho está perto, pronto para corromper nosso coração, a graça de Deus está mais perto ainda, pronta para limpar nosso coração.


Dou glória a Deus por cada palavra ministrada em meu coração.


ree


Comentários


Image by Kiwihug

O que achou do texto? Gostaria de baixa-lo?

  • Pinterest

©2020 por J. V. L. ALVES. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page