Me achas louco?
- W. Cunha
- 20 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de mai. de 2024
(Alerta de spoiler!!!)
Se você não assistiu o filme Pânico 5, mas deseja, saiba que aqui será falado sobre a motivação do assassino.
A saga Pânico vem fazendo sucesso desde seu primeiro filme, e as sequências atuais estão ainda melhores. Dentro do filme tem uma franquia de filmes chamado "Facada", onde se baseia nos acontecimentos do próprio filme Pânico. Sabemos que há pessoas hoje em dia que são fanáticas por livros, filmes, séries ou personagens. Defendem com unhas e dentes, tornando a internet num campo de guerra.
E a principal motivação do vilão desse quinto filme é sobre isso. As continuações do filme "Facada" estavam sendo péssimas, deixando os fãs mais fanáticos decepcionados. Por mais louco que pareça, o assassino queria reescrever essas continuações, dando uma história melhor. Ou seja, causando um massacre.
Compreendo que relacionar um filme de assassinato com a Bíblia pode parecer loucura, contudo, se analisar as atitudes das pessoas, verá grandes semelhanças. Temos a motivação do vilão, parece até ridícula, mas não é. Vamos observar alguns pontos:
• O que é a idolatria?
Idolatria é a adoração a ídolos que implica em tudo aquilo que se coloca no lugar da adoração a Deus. O homem pega o que é verdadeiro, puro e santo, e o rebaixa a algo falso, impuro e pecaminoso. Esse ato é basicamente adorar e viver para aquilo que não é Deus. A idolatria é uma rebelião contra Deus. Se houver a ausência do que é verdadeiro, sempre haverá a presença do que é falso. A idolatria pode ser muito sútil no começo. Dinheiro. Atos sexuais. Pessoas. Bens materiais. Clubes de futebol. Governos. Diversas coisas estão a disposição para roubar o devido lugar de Deus em nosso coração.
• O caminho errado
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.
Romanos 1:22-23
Viver pelas migalhas é tão deprimente. A idolatria nos faz depender de coisas falhas. Coisas que vão acabar ou nos decepcionar. Se a idolatria não for cortada, haverá sérias consequências. A motivação do vilão de Pânico pode parecer loucura, mas se vê notícias de acontecimentos semelhantes o tempo todo. Pessoas cometendo atrocidades por dinheiro, pessoas, bens materiais. Os idólatras normalmente dizem que não se identificam como tal. Se acham sábios. Acham que estão certos. Pensam que vivem normalmente. Lembre-se que, o porco não vê problema em se lambuzar na mais suja lama. A idolatria mata, ou a nós ou as pessoas próximas.
• O verdadeiro caminho
Aqui se encontra a boa notícia, há uma saída, e apenas uma.
Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento.
Mateus 22:37-38
O que seria da criatura sem o Criador? Deus nos criou e conhece nosso coração. Quando caímos no Éden, escolhemos a independência, escolhemos viver sem Deus. Entretanto, um vazio se estabeleceu, e o homem buscou preenchê-lo com prazeres, bens materiais, pessoas e muitas outras coisas desse mundo. O primeiro mandamento nos revela que existe esse vazio, e que somente Deus é capaz de preenchê-lo.
O que será de um filho que menospreza o próprio pai? Eis que o pai convida o filho para sair, jogar um futebol, se divertir um pouco. Entretanto, o filho prefere ficar trancado no quarto, com a cara no celular. Ou troca o convite do pai por uma saída com os amigos. O tempo passa, o pai envelhece e logo se vai. O arrependimento do filho será tão forte, que nenhum amigo ou rede social vai ser capaz de consolar. Quantas vezes trocamos Deus e nos voltamos para outras coisas? Haverá um dia que não teremos mais a oportunidade de voltar atrás. Portanto, volte-se para Deus, se arrependa, corte a idolatria pela raíz.
Já tive experiências com a idolatria, posso afirmar que é um momento de cegueira. Quando Deus mostrou esse pecado na minha vida, foi como se eu acordasse pra realidade. Eu olhava para aquele ídolo e pensava “ era por isso que eu estava trocando Deus? ”. Percebi que aquilo jamais chegou aos pés de Cristo. Por experiência própria eu aconselho a encontrar esse ídolo e tirá-lo da sua vida. Somente Deus pode nos completar, permita isso.
Dou glória a Deus por cada palavra ministrada no meu coração.

Yorumlar